Após captação na Altxs, startup imobiliária cresce, cria novos produtos e planeja mais rodadas

Desde que realizou sua primeira captação na Altxs, a Modular Rental Company, mais conhecida como Moreco, não parou de crescer e fechar parcerias com grandes empresas.

Natura, Chilly Beans, Lupo, Kopenhagen, Mormaii e Banco do Brasil são apenas alguns dos nomes do portfólio de clientes dessa startup que está revolucionando o mercado imobiliário com soluções construtivas inteligentes e customizadas.

E para continuar integrando soluções sustentáveis à construção, a Moreco quer expandir ainda mais sua base de investidores para alocar recursos em ativos e infraestrutura, o que permitirá ampliar a oferta e firmar novos contratos de grande porte.

Foi em reconhecimento à sua inovação no mercado imobiliário que a empresa foi premiada recentemente no evento MoviMente Secovi-SP 2023, na categoria Proptech.

Quer saber mais sobre a evolução dessa startup que está mudando a forma como os espaços comerciais são concebidos?

Então continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os seguintes tópicos

  • Proprech cresce com proposta de custo zero de contrução
  • Um negócio para construir negócios
  • Inovação premiada
  • Mercado em forte expansão
  • Foco no mais importante
  • Novas captações pela frente

Proptech cresce com proposta de custo zero de construção

Para ter um impacto positivo na sociedade e revolucionar setores tradicionais da economia, as startups precisam de acesso ao mercado de capitais para crescer de forma sustentável.

Esse é o caso de empresas inovadoras como a Moreco, uma proptech focada em criar espaços comerciais modulares customizados para lojistas que buscam flexibilidade, rapidez e economia na hora de montar seu negócio.

Depois de realizar sua primeira captação de crowdfunding na plataforma da Altxs, a Moreco acelerou seu crescimento, fechando contratos com grandes marcas e franqueadoras do país, além de lançar novas linhas de produtos.

Através de contêineres e blocos plásticos recicláveis, a empresa desenvolveu um modelo construtivo escalável que leva o imóvel comercial pronto para o terreno do cliente, que não precisa se preocupar com a construção.

Com isso, lojistas e franqueados podem ter um espaço personalizado, com custos de montagem predefinidos e ainda levar seu estabelecimento para onde quiserem no futuro, já que as unidades modulares são fáceis de montar e desmontar.

Um negócio para construir negócios

A Moreco foi fundada em 2019 pelos engenheiros Thomaz Yves e Lyncoln Lemes, dois empreendedores com experiência no mercado imobiliário e de construção civil. 

Eles perceberam que havia uma demanda por espaços comerciais mais adaptáveis e sustentáveis, que pudessem acompanhar as mudanças do mercado e das preferências dos consumidores. 

A partir dessa ideia, desenvolveram um modelo de negócio baseado na economia compartilhada e na arquitetura modular, que permite criar espaços comerciais de alta qualidade e baixo custo em qualquer lugar.

O foco é evitar que os clientes percam tempo, dinheiro e paciência no canteiro de obras para ter um espaço pensado para suas necessidades operacionais, como lojas, restaurantes, cafés, lockers, consultórios e muito mais.

Até agora, essa proptech vem crescendo forte, entregando mais de 100 projetos para clientes de renome no mercado nacional. 

Inovação premiada

Não foi à toa que a empresa foi destaque no ranking das principais proptechs brasileiras feito pela Terracotta, além de receber diversos prêmios ESG e de Inovação, como Sebrae, Cubo e ABF.

Por ser uma atividade intensiva em capital, tecnologia e mão de obra, a empresa precisa fazer captações de recursos para investir na aquisição de matérias-primas e no desenvolvimento de contêineres, blocos plásticos, equipamentos, instalações de produção e armazenamento, entre outros.

Como sinal de sua perspectiva otimista para o futuro, a Moreco está focada em um plano de crescimento que leva mais sustentabilidade para a construção, além de flexibilidade e economia para os clientes que valorizam soluções ambientalmente responsáveis.

De acordo com Lyncoln Lemes, sócio-fundador da Moreco:

Nosso modelo de crescimento se baseia em contratos de locação de longo prazo, o que nos dá uma garantia maior de contar com uma fonte estável de fluxo de caixa. Além disso, a entrada de novos investidores no negócio, por meio do financiamento coletivo, nos permitiu desenvolver novas soluções sustentáveis, como os blocos plásticos recicláveis, cuja produção e oferta pode ser acelerada com outras captações e investimentos.

Mercado em forte expansão

O foco em crescimento da Moreco não é sem razão: segundo dados da Mckinsey & CO, o mercado de construção com módulos metálicos (contêineres) deve movimentar cerca de US$ 130 bilhões até 2030 apenas na Europa e nos EUA, onde esse modelo de negócio está em forte ascensão.

O grande benefício desse método construtivo é a drástica redução dos custos de implantação dos projetos, já que o canteiro de obras – com todos os seus imprevistos e atrasos – pode consumir até 60% de tudo o que é gasto para abrir uma loja ou franquia.

De olho nesse mercado, a Moreco desenvolveu um modelo de construção modular especial, através do qual os imóveis são construídos em escala e chegam prontos ao terreno do cliente.

Assim, é possível ter custos controlados, rapidez na implantação e flexibilidade na hora de aproveitar as instalações que, por serem modulares, podem ser montadas, desmontadas e transportadas quantas vezes for necessário.

Nosso modelo de negócios foi pensado para que o empreendedor não se preocupe em construir ou adaptar imóveis para começar a operar. Nossos modelos pré-fabricados já são entregues conforme as especificações técnicas e operacionais de cada cliente, explica Lyncoln Lemes, sócio-fundador da Moreco.

Foco no mais importante

Com o plano de assinatura da Moreco, os franqueadores podem acelerar a expansão das suas redes, padronizando as unidades e permitindo que os franqueados comecem rapidamente a operar com custos reduzidos, já que não precisam gastar dinheiro com construção.

O objetivo é um só: focar no mais importante, isto é, no core business de cada negócio e no faturamento, deixando de lado todo o estresse de uma gestão de obra.

É o que afirma Thomaz-Yves, um dos sócios-fundadores da empresa, ao explicar melhor como funciona a contratação:

A assinatura dos nossos espaços comerciais modulares é uma vantagem para os franqueados que querem crescer e diversificar seus negócios, pois eles não precisam gastar muito dinheiro com obras. Uma das nossas clientes, por exemplo, tinha dinheiro para comprar duas unidades, mas, com o nosso modelo, ela conseguiu abrir seis lojas em apenas seis meses, sem se preocupar com a construção. É um benefício para todos os envolvidos: franqueador, franqueado e a Moreco.

Thomaz também esclarece que, a partir da franquia, é possível definir os tipos de lojas, o planejamento quantitativo e os prazos. Depois, é só o franqueado escolher o modelo que mais lhe agrada, a forma de pagamento e aguardar a entrega da loja.

Isso significa que o investimento no imóvel fica por conta da Moreco, liberando recursos e tempo para que o empreendedor se dedique mais à gestão do seu negócio.

Novas captações pela frente

Para continuar crescendo de forma sustentável e levar suas soluções para mais regiões do país, a Moreco vem dedicando esforços para captar recursos e investir na sua expansão.

Foi com esse objetivo que a empresa firmou parceria com a Altxs para estruturar uma rodada de crowdfunding, um modelo de captação regulado pela CVM, através do qual investidores se unem para financiar projetos do seu interesse.

Assim, foi lançada a oferta Modular Rental Company na plataforma de investimentos participativos da Altxs, conseguindo levantar R$ 1,42 milhão na modalidade dívida.

Com um retorno projetado de 19,17% ao ano, participaram da operação 137 investidores ao todo, no intuito de financiar a aquisição e produção de módulos metálicos a serem alugados para empresas de diversos segmentos.

A empresa vem cumprindo rigorosamente em dia seus compromissos e já planeja realizar novas captações para expandir sua atuação a novas áreas de crescimento, através de parcerias com a Associação Brasileira de Franchising e plataformas de ativos digitais, como NFTs e criptomoedas.

E a entrada no mercado internacional não é descartada. A startup estuda oportunidades em outros mercados da América Latina e quer que os investidores participem e lucrem com essa evolução.